Salgadinhos saudáveis: croquete de carne e bolinho de mandioca com frango

Oie, gente!

Hoje trouxe duas receitas, que na verdade são muito parecidas no modo de fazer, a diferença entre elas está nos ingredientes.
No caso do croquete, utilizei a carne e do bolinho de frango, como o nome já diz, o frango. Já mostrei os dois outro dia no meu instastories, porém resolvi deixar aqui registrado para acessarem quando desejarem.

A cara  fica muito boa, e o sabor igualmente

Acabei "descobrindo" essa receita por acaso, pois no meu pré-treino preciso ingerir uma raiz e uma proteína (carne ou frango), então resolvi misturar os dois e fazer algo mais interessante, juntando o útil ao agradável.
Além disso, eles são bem práticos, porque é só pegar a raíze cozida que você tem em sua geladeira, temperá-la e misturá-la ao frango cozido e desfiado, ou a carne moída já refogada.

Então seguem as receitinhas:

Croquete de carne 

-100g de carne moída refogada
-100g de purê de abóbora
-Amaranto em flocos para empanar

Obs.: em relação às quantidades você pode usar como medidor uma xícara, mas sempre meça a mesma quantidade de proteínas e de raíz, assim você terá o ponto de "massinha"

Modo de fazer:

-Misture todos os ingredientes com uma colher
-Tempere, se for necessário, pois eu já utilizo o purê e a carne temperados
-Molde a massa no formato que desejar
-Passe no amaranto em flocos
-Asse por 40 minutos, sendo 20 minutos para cada lado

A consistência da mistura deve ser de "massinha"

Salgadinho de frango

-100g de frango cozido e desfiado
-100g de mandioca cozida e amassada
-Salsinha e ceboliha a gosto
-Amaranto em flocos para empanar

Obs.: em relação às quantidades você pode usar como medidor uma xícara, mas sempre meça a mesma quantidade de proteínas e de raíz, assim você terá o ponto de "massinha"

Modo de fazer:

-Amasse a mandioca com o garfo, nunca a bata, pois ela ficará em consistência de "cola", então faça delicadamente
-Bata o frango no mix até virar uma pasta
-Misture a mandioca e o frango
-Acrescente os temperos
-Molde a massa no formato que desejar
-Passe no amaranto em flocos
-Asse por 40 minutos, 20 minutos de cada lado

Ele forma uma casquinha, ficando crocante por fora e macio por dentro

Obs.: 
para o salgadinho de frango você pode utilizar outras raízes como fiz nesse outro post, onde utilizei o inhame. E quando tenho a batata doce também faço com ela.

O rendimento de ambas as receitas é de mais ou menos 8 salgadinhos médios como na foto, então depende do tamanho que os fizer. Se quiser fazer para a família toda é só aumentar as quantidades na mesma proporção, ou se pretende congelar para depois também dá super certo.

Como já disse no começo do post, essa está sendo minha refeição pré-treino, uma forma deliciosa de obter energia. Mas também pode ser uma alternativa para quem deseja fazer um lanchinho mais saudável sem se render aos salgadinhos fritos que tem por aí.

Espero que tenham gostado, pois estou adorando compartilhar com vocês minhas receitas, principalmente por causa do feedback positivo que estou recebendo. Muito obrigada mesmo, e já sabem: se fizerem me contem e me enviem a fotinho! Beijos

Comentários